sexta-feira, 26 de julho de 2013

Meios De Orientação Parte 3

O GPS


Atualmente, o ser humano dispõe de modernos e eficientes meios de orientação, como o GPS, o sistema de rádio, os radares, os satélites, os computadores e os celulares. Esta antena de radar de longo alcance gira de modo a observar atividades no horizonte.

O GPS é sistema de navegação desenvolvido pelo governo dos EUA com mais de 30 satélites em órbita da Terra. Os satélites transmitem sinais aos receptores em terra, mar e no ar. Com base em sinais recebidos a partir dos satélites, os dispositivos são capazes de encontrar suas posições exatas sobre o globo.

Meios De Orientação Parte 2


CONSTELAÇÕES



Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas. No entanto, a localização não era precisa como as fornecidas por instrumentos de orientação modernos.


Os grandes centros urbanos são regionalizados em zonas, por exemplo, zonas oeste, sul, norte, leste. Existe uma maneira simples de orientação que não requer a utilização de nenhum tipo de instrumento, é a observação da posição do sol, serve para se situar na cidade, no campo ou nas florestas.

É possível se orientar sem possuir em mãos instrumentos de orientação como bússola, GPS, mapas entre outros. A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.


A orientação realizada através da observação das estrelas tem seu uso difundido entre pessoas do campo, pescadores e navegadores, essas geralmente conhecem as características gerais do céu durante a noite, no entanto, existem diferenças entre os hemisférios em relação às constelações. No hemisfério norte a orientação ocorre por meio da constelação Estrela Polar e no hemisfério sul, pelo Cruzeiro do Sul.

Meios De Orientação Parte 1


Para geografia o uso dos meios de orientação são muito importantes, principalmente os pontos cardeais, mas é importante saber localizar os pontos colaterais e os pontos subcolaterais.
Os Pontos Cardeais N – Norte S – Sul E (ou L) – Leste W (ou O) – Oeste
 Os Pontos Cardeais Norte, em inglês North O Norte também pode ser chamado de Setentrional (Setentrião) ou Boreal.
Os Pontos Cardeais Sul, em inglês South O Sul também pode ser chamado de Meridional (Meridião) ou Austral.
 Os Pontos Cardeais Leste, em inglês East. O Leste também pode ser chamado de Nascente ou Oriente (ou Oriental).
Os Pontos Cardeais Oeste, em inglês West. O Oeste também pode ser chamado de Poente ou Ocidente (ou Ocidental).
Os Pontos Colaterais Noroeste Norte-Ocidental Nordeste Norte-Oriental Sudeste Sul-Oriental Sudoeste Sul-Ocidental
A ROSA DOS VENTOS é normalmente colocada nos mapas para facilitar a localização das diferentes áreas do globo terrestre. 

Ao perceberem que o sol sempre nascia no lado do leste e se põe no lado do oeste, então passaram a dizer que o leste é o lado em que o sol nasce, e o oeste é o lado em que ele se põe. Logo o lado em que suas costas estão é o sul, e a frente, o norte.

Somos o Blog ROSA DOS VENTOS

Olá Pessoal, Sejam Bem Vindos ao novo blog ROSA DOS VENTOS um blog que oferece pra você nosso visitante uma descrição dos Meios De Orientação! Espero Que Gostem do Blog e Até Mais!